Eu gosto muito de Ciências!!! Acho tudo muito curioso e estou sempre fazendo perguntas.
A Revista Ciência Hoje das Crianças trouxe um assunto muito legal, e eu achei bom colocar no meu blog. Espero que gostem!
De olho nos astros
Fotógrafos de vários cantos do planeta registram as belezas do céu noturno

Imagine ficar acordado a noite inteira, observando o céu, com uma câmera fotográfica nas mãos para fazer um clique. Você acha que não conseguiria vencer o sono? Pois saiba que algumas pessoas ficam despertas e, como prêmio, fazem fotos incríveis de estrelas, cometas e outros astros. Estamos falando dos participantes do projeto The world at night (O mundo à noite, em português), que reúne, na internet, cerca de mil imagens desse tipo tiradas em vários lugares da Terra. O fundador do projeto, o jornalista iraniano Babak Tafreshi, contou à CHC on-line que as fotografias publicadas na rede mundial de computadores tentam mostrar que, não importa a nação em que você esteja, o céu é o mesmo para todos. “Uma imagem da Via Láctea pode ser tirada dos desertos da Austrália, enquanto a mesma cena é fotografada da costa do Brasil”, diz ele. Além disso, a proposta é usar essas imagens para aproximar as pessoas da astronomia, a ciência que estuda os astros.

O cometa McNaught, o mais brilhante dos últimos 40 anos, é fotografado na Austrália (foto: Akira Fujii/David Malin Images).
Para o fotógrafo, o céu tem um significado especial, tanto que ele o observa desde que era adolescente. A ideia de usar fotos para mostrar às pessoas que elas compartilham o mesmo céu, porém, só se tornou um projeto em 2007. Graças ao seu interesse pelos astros, Babak Tafreshi já passou por todos os continentes, inclusive a Antártica. “Já vi dezenas de chuvas de meteoros e dúzias de cometas, além de eclipses solares”, revela o jornalista, que também esteve no Brasil. “Vivi uma ótima experiência no país, registrada em boas fotos, e pretendo voltar em breve.”

Diferentes constelações são vistas no céu da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro (foto: Babak Tafreshi).
Imagens celestiais
As fotos feitas por Babak Tafreshi no Brasil estão disponíveis na página do projeto The world at night na internet. A galeria de imagens do céu, aliás, é atualizada a cada duas semanas por 30 profissionais que contribuem com a iniciativa. Fotógrafos amadores também podem mandar fotos, que são publicadas na galeria de visitantes. Então, que tal pôr as mãos na massa e registrar a Lua, as estrelas e outros astros também? Não é preciso ter um telescópio ou equipamento muito caro. Segundo Babak Tafreshi, dá para começar com uma câmera comum. Só é preciso paciência, criatividade e algum conhecimento sobre observação do céu. A CHC já publicou um texto a respeito. Então, que tal aproveitar essas dicas e dar uns cliques por aí?
Olha essas outras imagens!
Mais fotos do céu noturno
Imagens de diferentes astros feitas na Grécia, no Brasil e até no deserto do Saara!

Na Grécia, um exemplo do fenômeno conhecido como Ilusão da Lua: a impressão que temos de que esse astro fica maior quando visto perto do horizonte (foto: Anthony Ayiomamitis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário